Produção de aço sem emissões

No entanto, o verdadeiro martelo é a produção de fertilizantes e de aço: 3 a 4 cêntimos/kWh sem imposto e 6 a 9 cêntimos/kWh com imposto sobre o CO2 de 200 euros/t como preço rentável da eletricidade.






No âmbito da minha comunicação para a conferência CORP.at, estou atualmente a analisar os custos marginais da produção puramente eléctrica em várias indústrias de elevada intensidade energética. Quanto deveria custar a eletricidade, sem qualquer tributação do CO2 ou com 200 euros/t CO2, para que a produção puramente eléctrica valesse a pena?

Em primeiro lugar, há a utilização de sucata de ferro. Sem o imposto sobre o CO2, isto já é rentável na ordem dos 8 a 11 cêntimos/kWh, e com 200 euros/t de imposto sobre o CO2 até mesmo a 15 a 20 cêntimos/kWh. É por isso que esta tecnologia já está a ser utilizada numa escala relevante.

A conversão da produção de lã mineral em eletricidade é rentável sem taxa de CO2 a 8,5 cêntimos/kWh. É por isso que já consegui falar com empresas que a utilizam. Com a taxa de CO2, o intervalo é de 15 a 20 cêntimos/kWh.

A produção de cimento é muito mais cara: 4,8 cêntimos/kWh. A fábrica de cimento LEUBE situa-se nas imediações do local onde vivo. Se passássemos a utilizar eletricidade nesta fábrica, a procura de eletricidade aumentaria de 110 GWh/a para 360 GWh/a, mas 400 GWh/a de energia térmica seriam eliminados. As tarifas de rede seriam então de 1,6 cêntimos/kWh.

Com a taxa de CO2, deverá ser de 10 a 12 cêntimos/kWh. Agora alguns vão aplaudir, a minha comunidade energética abastece-se a 10 cêntimos/kWh. 1,6 cêntimos/kWh de taxa de rede e está tudo certo. Infelizmente, os cálculos estavam completamente errados. Infelizmente, o preço das maçãs do cavalo foi comparado com o das maçãs. Atualmente, existe apenas 1 kW de energia eólica por cada 5 kW de energia fotovoltaica recentemente instalada. Um período de férias de outubro a fevereiro para que a energia solar funcione?



Simulando com eficiências realistas, pouco mais de 50% da energia solar em Salzburgo pode ser convertida em eletricidade 24×365, com um pico de 1 kW na orientação oeste-leste de apenas 445 kWh/a.



O mesmo equipamento de energia fotovoltaica, baterias, energia para metanol e central eléctrica gera 1072 kWh/a no Egito. De uma perspetiva puramente de rendimento bruto, a diferença é de apenas 85% mais, mas após a conversão para eletricidade 24×365, esta aumenta para 141% mais.

Com os pressupostos de preços para 2030 a 2035 e a otimização de custos através de áreas de implantação com otimização energética, a produção de cimento puramente eléctrica na Áustria é rentável a 200 €/t de imposto CO2. Aqui estão dois pré-requisitos!

No entanto, a produção de fertilizantes e de aço são os verdadeiros vencedores: 3 a 4 cêntimos/kWh sem imposto sobre o CO2 e 6 a 9 cêntimos/kWh com imposto sobre o CO2 como preço de eletricidade rentável. 3 a 4 cêntimos para a eletricidade 24×365 é perfeitamente possível em países ensolarados com a evolução esperada dos custos. A produção de aço na Alemanha para a procura interna também é possível, afinal também há custos de transporte. Mas então como é que se pode exportar?

As diferenças de custo são semelhantes às de 1820, quer a mina de carvão mais próxima esteja a 25 km ou a 500 km de distância. O custo do carvão na altura é o mesmo que o da energia solar 24×365 no futuro.

  A única compensação: terra para energia


A troca de terrenos por energia seria favorecida pelos elevados preços dos terrenos na Alemanha. Converter os terrenos de pastagem em terrenos para construção, preço de aluguer 60 kWh 24 de eletricidade por ano. Multiplicado por 10.000 km², isto equivale a 600 TWh/a de eletricidade de 24 kWh como renda. Neste caso, os preços elevados dos terrenos são excecionalmente vantajosos: quem aceitaria uma oferta destas a 20 euros/m² de terreno para construção?

Há possibilidades, mas não se houver uma recusa estrita de sequer discutir novas possibilidades. Mas é ainda pior quando a cultura do cancelamento desencadeia a mais estrita rejeição entre os fanboys e o medo extremo entre os perseguidos.

Tive duas chamadas telefónicas cheias de pânico: depois de Fukushima, sobre energia nuclear, e em 2023, quando um YouTuber proeminente cancelou todos os contactos porque eu poderia ser uma "dívida de contacto" e isso poderia destruir a sua existência. Com piscas na estrada para o inferno.

Absurdo? Não no Absurdistão!

  Um brinde a um 2026 melhor


Um bom 2026 para todos os meus leitores! O que é que isto significa para o projeto GEMINI da próxima geração? O ponto mais importante para 2026 é a Hungria. Mesmo com rendimentos significativamente mais baixos, um húngaro pode comprar uma casa GEMINI mais facilmente do que um austríaco. A Hungria tem uma política familiar que inclui um programa de subsídios à habitação muito bom. Os 300 GWh/a de produção de baterias planeados para 2030 são 8 vezes a procura interna, mesmo com os meus planos radicais para a transição energética e de transportes.

Os projectos concluídos de habitações unifamiliares com 140 kWh (simples, com garagem dupla) a 220 kWh (em zonas residenciais com otimização energética) deverão, por conseguinte, ser acolhidos com entusiasmo pela indústria das pilhas e pelos políticos que a apoiam.

Se toda a UE só conseguir efetivamente produzir 750 GWh/a de baterias até 2030, então 40% dessa produção poderá ser na Hungria.

  A mentalidade de limpeza do planeta


A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer. Só um milhão de km² de áreas de colonização com otimização energética deverá contribuir com 150 000 TWh para a eletricidade necessária à prosperidade global e à restauração do planeta.

  GEMINI A próxima geração AG provará o contrário


Não se trata de saber se as acções valerão 100 ou 1000 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo?

Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável.

Por um lado, é preciso mostrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil.

É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2025 comparada com 2005, extrapolada para 2045, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas.

Um novo acionista disse: "Eu com o meu investimento muito modesto", mas 400 euros vezes 1 000 euros são também 400 000 euros para todos os investimentos até à criação do protótipo.

Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos acionistas tornaram-se acionistas graças a este programa de recompensas.

Aqui estão os pormenores.

  Acções GEMINI: altura de comprar - marcos históricos


A situação mudou radicalmente desde que esta empresa visitou a Eslováquia. O volume de investimento necessário foi reduzido em cerca de 90%. O tempo até ao produto comercializável foi reduzido em cerca de um ano. A redução de 90% do volume de investimento também deixa cada acionista com um número significativamente maior de acções.

O preço das acções é agora elevado em direção aos nossos objectivos em cada marco. Estes marcos podem ocorrer em todos os domínios: Financeiro, novos acionistas, novas oportunidades para atrair novos acionistas. Contratos para construir o protótipo, mais casas e conjuntos habitacionais. Cooperações para a realização. Compra, chegada e teste de componentes técnicos importantes.
          Produção de aço sem emissões: No entanto, o verdadeiro martelo é a produção de fertilizantes e de aço: 3 a 4 cêntimos/kWh sem imposto e 6 a 9 cêntimos/kWh com imposto sobre o CO2 de 200 euros/t como preço rentável da eletricidade. https://2025.pege.org/12-28/portugese.htm