As montanhas gritaram e nasceu um rato
Os primeiros rumores sobre a aplicação de taxas de rede aos produtores de eletricidade surgiram na Áustria no final de junho. Os prejuízos económicos estão estimados entre 500 milhões e mil milhões de euros.
O problema: a subida em flecha das taxas de utilização da rede eléctrica causada pelos "vadios da rede": na Newsletter de 23 de novembro, tratei especificamente deste assunto.
Os primeiros rumores sobre a aplicação de taxas de rede aos produtores de eletricidade surgiram na Áustria no final de junho. Até agora, apenas os consumidores de eletricidade pagavam taxas de rede. O fim da casa de nova geração GEMINI na Áustria? Ah, há o termo "armazenamento de eletricidade da rede". A bateria de 140 kWh do protótipo planeado não seria a mãe de todos os sistemas de armazenamento para a rede?
No dia 20 de novembro, alterei a minha simulação "solar.pl" para "grid.pl" para simular as consequências de um novo projeto de lei: 2 cêntimos por cada kWh alimentado na rede com mais de 7 kW. Quanto é que isto significa de perda para uma casa GEMINI da próxima geração? Este valor só é calculado após 1/4 de hora ou após a maior potência de alimentação medida num ano?
Em simulações, tentei descobrir quanto é que isto custaria a um proprietário de uma casa da próxima geração GEMINI e qual seria a melhor estratégia. As estimativas apontavam para 300 a 500 euros por ano em taxas de rede e menores receitas no mercado à vista para a alimentação da rede, dependendo da variante dos vagos rumores sobre a legislação muito vagamente redigida. Menores receitas? Faz diferença se alimentamos 20 kW durante as 6 horas mais caras do dia ou 10 kW durante as 12 horas mais caras do dia.
Isto é o que resultou:
Os sistemas fotovoltaicos com uma capacidade de ligação à rede até 20 kW podem continuar a ser alimentados gratuitamente na rede eléctrica. A partir de 2027, será aplicada uma contribuição fixa de 0,05 cêntimos por quilowatt-hora (ct/kWh) aos sistemas de maior dimensão - tanto existentes como novos.
Mesmo que uma casa GEMINI 60 com uma garagem dupla tenha 53 kW de pico, apenas o inversor de 20 kW que está ligado à rede está ligado à rede, ou seja, está mesmo no limite. E mesmo que o inversor estivesse acima disso, alimentar a rede com 40.000 kWh e 0,05 cêntimos por kWh é um valor absolutamente ridículo de 20 euros. Sim, vinte euros e os mercados estão completamente desestabilizados há meses por causa desta fligenscha*.
Os prejuízos económicos situam-se entre 500 milhões de euros e mil milhões de euros. As receitas previstas para 2027 situam-se entre 2 e 5 milhões de euros. Esta desproporção extrema entre os prejuízos causados e as novas receitas caracteriza um governo extremamente pouco profissional. Com uma pomposidade extrema, este governo comportou-se como o proverbial touro numa loja de porcelana. O que é que disse no início? "Justiça social", um chavão com o qual alguém se sente no direito de causar todos os danos sociais que quiser.
Eis o debate com a Grok
|
70% de pico fotovoltaico como ligação à rede
|
Com 3 kWh de bateria por kW de pico de energia fotovoltaica, a ligação à rede pode ser reduzida a 35% do pico de energia fotovoltaica. Este é o refinamento da eletricidade de vibração para 24 eletricidade. Esta questão central da explosão da taxa de rede não foi abordada com a limitação a 70% de ligação à rede da energia fotovoltaica de pico.
|
O armazenamento de eletricidade é rentável sem energia fotovoltaica?
|
Aqui diz-se sobre o custo da eletricidade na Baixa Áustria:
A maior diferença entre as tarifas é o preço de desempenho anual a pagar.
- Preço da eletricidade Rede da Baixa Áustria sem contador de eletricidade: 48 euros por ano
- Preço da eletricidade Rede da Baixa Áustria com contador de eletricidade: 52,32 euros por kW/ano.
Este valor de 52,32 euros é, por conseguinte, multiplicado pela potência de referência medida.
Isto significa que a Wallbox de 11 kW incorre em 11 × 52,32 € = 575,72 € de taxa de fornecimento de eletricidade. Mas a situação pode piorar muito. Sem suspeitar, inicia o processo de carregamento quando a sua mulher está a preparar um banquete, a limpar a sala de estar com o aspirador e a sua filha está a secar o cabelo na casa de banho. 11 kW wallbox 3 kW fogão 1,5 kW aspirador 1,5 kW secador de cabelo são 17 kW. É o novo recorde em termos de consumo de energia, que depois é multiplicado por 52,32 na fatura anual: 889,84 euros de taxa de fornecimento de energia.
Os baixos preços das baterias e esta taxa de fornecimento de energia extremamente elevada levantam a questão: um sistema de armazenamento de eletricidade é rentável mesmo sem energia fotovoltaica? Um sistema de armazenamento de eletricidade torna possível mudar para uma ligação de energia desconectável. A taxa de fornecimento de energia significa que o fornecedor de eletricidade deve esperar uma procura de eletricidade a todo o momento e deve estar preparado para fornecer a energia. Com uma ligação eléctrica desconectável, no entanto, pode simplesmente desligar-se. Assim, em vez de estar pronto para fornecer 17 kW em qualquer altura, como neste exemplo, basta "eene meene muh e está fora".
A solução: inversor híbrido, bateria de baixa tensão de 15 kWh e 300 Ah já está disponível por cerca de 1000 euros. Com instalação por volta de 4.000 euros. Para além da poupança na taxa de fornecimento de energia, calculamos também um preço de compra mais baixo no mercado à vista, por exemplo, porque o carro não está em casa durante o dia, mas continua a ser carregado com eletricidade da bateria à noite a preços muito baixos no mercado à vista à hora do almoço.
Embora a rendibilidade de uma bateria sem energia fotovoltaica possa ainda ser limitada, é uma recomendação absoluta com energia fotovoltaica. As baterias de baixa tensão, normalmente 48 V nominais, na realidade 16 × 3,2 = 51,2 V, são muito baratas. Por isso, nos primeiros tempos da casa de nova geração GEMINI, eu ainda queria trabalhar com baterias de 48 V. A mudança para baterias de alta tensão ocorreu quando o planeamento ultrapassou as baterias de 60 kWh. Estas baterias de alta tensão são compostas por baterias de baixa tensão ligadas em série e por uma unidade de controlo.
|
Abuso da China por Lars Klingbeil
|
Aqui está a publicação de Klaus Klingbeil na conta oficial X do Ministério Federal das Finanças. Não estou deliberadamente a citar aqui porque não quero um abuso tão miserável nas minhas páginas.
A maior parte dos produtos que encomendo na China não são produzidos na Alemanha. Se Lars Klingbeil fosse novamente à China, como é que um político chinês reagiria?
|
Mais uma semana e ainda nenhuma declaração da Porsche
|
Como é que se pode arruinar permanentemente a nossa reputação? Desde há quinze dias que não é possível pôr em circulação na Rússia um Porsche construído em 2013 ou posteriormente. Onde está uma declaração da Porsche sobre este assunto? Não consegui encontrar nenhuma no Google. Não encontrei qualquer indicação de que a Porsche esteja a esclarecer o incidente e a ajudar os clientes afectados. Escrevi sobre o assunto no domingo passado e a Porsche ainda não se pronunciou. Trata-se de sabotagem ordenada pelo Estado ou apenas de uma cadeia de acontecimentos desfavoráveis? O silêncio da Porsche é ensurdecedor. Depois deste incidente, quem se atreverá a comprar um Porsche num país cujo governo pode cair em desgraça com o governo alemão?
Um Porsche é um objeto de prestígio. Mas se o Porsche ficar paralisado, torna-se uma mancha na reputação da empresa: "Olá, olá, o Porsche do Boris é agora apenas um pisa-papéis, ha, ha".
|
A mentalidade de limpeza do planeta
|
A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer. Só um milhão de km² de áreas de colonização com otimização energética deverá contribuir com 150 000 TWh para a eletricidade necessária à prosperidade global e à restauração do planeta.
|
GEMINI A próxima geração AG provará o contrário
|
Não se trata de saber se as acções valerão 100 ou 1000 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo?
Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável.
Por um lado, é preciso demonstrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser, em vez disso, uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil.
É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2025 comparada com 2005, extrapolada para 2045, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas.
Um novo acionista disse: "Eu com o meu investimento muito modesto", mas 400 euros vezes 1000 euros são também 400 000 euros para todos os investimentos até à criação do protótipo.
Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos acionistas tornaram-se acionistas graças a este programa de recompensas.
Aqui estão os pormenores.
|
Acções GEMINI: altura de comprar - marcos históricos
|
A situação mudou radicalmente desde que esta empresa visitou a Eslováquia. O volume de investimento necessário foi reduzido em cerca de 90%. O tempo até ao produto comercializável foi reduzido em cerca de um ano. A redução de 90% do volume de investimento também deixa cada acionista com um número significativamente maior de acções.
O preço das acções é agora elevado em direção aos nossos objectivos em cada marco. Estes marcos podem ocorrer em todos os domínios: Financeiro, novos acionistas, novas oportunidades para atrair novos acionistas. Contratos para construir o protótipo, mais casas e conjuntos habitacionais. Cooperações para a realização. Compra, chegada e teste de componentes técnicos importantes. |