Encarar seriamente a transição energéticaEstive em Gleisdorf esta semana, de terça a quinta-feira, na conferência MIA - Mission Innovation Austria. Falou-se muito sobre a transição energética como um passatempo agradável, nada de sério.![]() Estive em Gleisdorf esta semana, de terça a quinta-feira, na conferência MIA - Mission Innovation Austria. ![]() A primeira paragem foi uma visita ao Centro de Inovação de Weiz. A ideia era visitar uma instalação de armazenamento de eletricidade. Quando se vê um contentor de 20 pés, presume-se que contém cerca de 1 MWh de baterias. Longe disso, são apenas 100 kWh, porque se trata de um sistema de fluxo redox com vanádio. Em novembro de 2008, numa conferência sobre energias renováveis em Berlim, tive de criticar severamente esta química da bateria: A gama de matérias-primas. Quantos kWh de baterias podem ser produzidos com os depósitos de matérias-primas comprovados? Em termos de baterias de kWh, o lítio tem uma gama de matérias-primas milhares de vezes superior à do vanádio. Isto sem sequer ter em conta os 0,1 ppm de lítio na água do mar. A extração de 0,1 ppm de lítio é certamente um desafio, mas há 11.000 ppm de sódio na água do mar. Li num cartaz: Integração de um sistema de armazenamento de fluxo redox numa comunidade de energia renovável. Uma comunidade inteira? Estão planeadas baterias de sódio de 140 kWh para a casa de nova geração GEMINI 60. Se todos os depósitos de vanádio comprovados fossem utilizados apenas para baterias de fluxo redox, só poderiam ser produzidas 39 milhões de baterias de 140 kWh.
![]() As inovações mais importantes são aquelas que mudam a forma como pensamos. Este ditado encontra-se nas escadas do Centro de Inovação de Weiz. Infelizmente, a minha central solar habitável GEMINI só mudou a forma de pensar de algumas pessoas. Quero mudar a mentalidade de poupança, restrição e renúncia para a prosperidade mundial. Quero mudar a forma como pensamos a crise climática, de emissões líquidas nulas e tudo voltará a ficar bem para uma restauração planetária de volta aos 350 ppm. Concebi a casa de próxima geração GEMINI como um produto estratégico para este fim.
Uau, que super título, tenho de lá ir. Mas a primeira imagem é um choque: ![]() Não estamos atualmente a viver uma viragem no tráfego? Uma wallbox tem 11 kW, o que não chega sequer para uma máquina de lavar loiça, uma máquina de lavar roupa e um forno juntos. Estou espantado por perceber que se trata de fazer com que as pessoas se interessem pelas comunidades energéticas. É dada especial ênfase à inspiração das pessoas pobres. Na Áustria, existem comunidades energéticas locais e regionais. Se todos os membros de uma comunidade de energia estiverem ligados ao mesmo transformador de média tensão, trata-se de uma comunidade de energia local. Se se tratar do mesmo posto de transformação de alta tensão, trata-se de uma comunidade regional de energia. Se forem produzidos 50 kWh e consumidos 100 kWh num quarto de hora numa comunidade de energia, então metade do preço e das tarifas reduzidas da rede da comunidade de energia aplicam-se aos consumidores e a outra metade às tarifas normais da rede e ao preço do fornecedor de eletricidade. Muitas comunidades de energia têm apenas energia fotovoltaica sem armazenamento. O lema é: "Viva, o sol está a brilhar, há eletricidade da comunidade de energia". Mas é precisamente nestas alturas que o preço no mercado à vista é de 0 a negativo. Portanto, uma comparação de preços 0 cent/kWh preço do mercado à vista e a taxa de manuseamento de SpottyEnergie.at contra 12 cent/kWh excl. IVA para as comunidades regionais e locais de energia calculadas com as taxas de rede da província de Salzburgo:
Não existem estudos sobre este assunto, não estamos a discuti-lo aqui! Esta foi a resposta escandalosa. Basicamente, as comunidades de energia na Áustria são o último refúgio para os sistemas fotovoltaicos sem armazenamento, onde ainda se pode obter um bom lucro. Isto significa que a motivação está a ir completamente na direção errada: criar comunidades de energia em vez de reequipar sistemas de armazenamento de eletricidade.
Um dos expositores é de Murau, como mostra o cartaz que tem diante de si. O diálogo que se segue:
12 novos contactos, alguns dos quais podem ser cruciais para o futuro. Num ambiente em que quase não se pode falar com ninguém ao telefone e em que os e-mails de estranhos são geralmente descartados de imediato, é muito importante. Se tudo correr bem, um dos contactos pode até servir de exemplo do efeito de asa de borboleta na teoria do caos. Se funcionar, certamente ouvirá falar disso. ![]() O nosso cartaz DIN-A0: A brochura de 8 páginas Política e Filosofia com uma introdução.
Emissões líquidas nulas significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para um nível que a natureza possa supostamente absorver durante muito tempo. Para os ricos, isto significa Manter a pobreza, causar pobreza, para que os ricos tenham direitos de emissão suficientes. Ver a arquiteta e a sua opinião de que os africanos não precisam de estradas.
A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer. Só um milhão de km² de áreas de colonização com otimização energética deverá contribuir com 150 000 TWh para a eletricidade necessária à prosperidade global e à restauração do planeta.
Não se trata de saber se as acções valerão 100 ou 1000 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo? Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável. Por um lado, é preciso demonstrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser, em vez disso, uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil. É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2025 comparada com 2005, extrapolada para 2045, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas. Um novo acionista disse: "Eu com o meu investimento muito modesto", mas 400 euros vezes 1 000 euros são também 400 000 euros para todos os investimentos até à criação do protótipo. Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos acionistas tornaram-se acionistas graças a este programa de recompensas. Aqui estão os pormenores.
A situação mudou radicalmente desde que esta empresa visitou a Eslováquia. O volume de investimento necessário foi reduzido em cerca de 90%. O tempo até ao produto comercializável foi reduzido em cerca de um ano. A redução de 90% do volume de investimento também deixa cada acionista com um número significativamente maior de acções. O preço das acções é agora elevado em direção aos nossos objectivos em cada marco. Estes marcos podem ocorrer em todos os domínios: Financeiro, novos acionistas, novas oportunidades para atrair novos acionistas. Contratos para construir o protótipo, mais casas e conjuntos habitacionais. Cooperações para a realização. Compra, chegada e teste de componentes técnicos importantes. |