Economia de mercado vs. economia subsidiada

Os burros vivem entre 27 e 40 anos. Os primeiros grandes subsídios para sistemas fotovoltaicos foram introduzidos em 1990, pelo que é evidente que o burro para o subsídio fotovoltaico pode morrer em qualquer altura.






Economia de mercado vs. economia subsidiada
Os burros vivem entre 27 e 40 anos. Os primeiros grandes subsídios para sistemas fotovoltaicos foram introduzidos em 1990, pelo que é evidente que o burro para o subsídio fotovoltaico pode morrer em qualquer altura.



  76% dos novos registos de automóveis eléctricos no Nepal


Na semana passada, soube que o Nepal tem 76% de novos registos de automóveis eléctricos.

Como assim? A Noruega disse que os nossos cidadãos deveriam conduzir com eletricidade barata proveniente da energia hidroelétrica, pois assim sobraria mais petróleo para exportar. O Nepal pensa que os nossos cidadãos devem conduzir com energia hidroelétrica barata para que as importações de gasolina e gasóleo deixem de estragar a nossa balança comercial extremamente negativa.

  Potência para metanol


Mas o que é que isto significa em aldeias remotas que não estão ligadas à rede eléctrica geral? Redes eléctricas locais que são boas para iluminação e máquinas de lavar, mas onde não se pode ligar um carregador rápido de 1 MW para camiões. Foi por isso que analisei esta questão com o meu software de simulação e as estimativas de rendimento horário da Calculadora fotovoltaica da UE de 2005 a 2023.


Diagrama do rendimento solar em Katmandu. Da esquerda para a direita os 365 dias de um ano, de baixo para cima o rendimento. A linha 1 significa 1 kWh de rendimento para 1 kW de pico fotovoltaico. A estação das chuvas, de junho a setembro, é claramente reconhecível

Existem 4 razões para armazenar eletricidade:
  • Necessidade de alta potência a curto prazo - carregamento rápido
  • Rotação da Terra - dia/noite
  • Flutuações meteorológicas - sol/chuva
  • Inclinação do eixo da Terra - verão/inverno
Enquanto a bateria tem uma clara vantagem pelas duas primeiras razões, apenas os métodos que convertem a eletricidade numa fonte de energia química podem ser considerados pelas duas últimas razões. No meu software de simulação, são testadas várias configurações com diferentes cargas para encontrar as variantes mais favoráveis: 3 MWh de baterias de sódio por MW de energia fotovoltaica e 100 kW de energia para metanol.

Normalmente, a Power to Methanol tem 4 000 a 5 000 horas de carga total, dependendo da utilização dos carregadores rápidos. Durante a noite, a Power to Methanol é alimentada com eletricidade proveniente das baterias. Esta deve ser uma informação valiosa para todas as instituições envolvidas na produção de eletricidade a partir do metanol.

Alguns telefonemas mais tarde, tive de reconhecer a diferença entre uma economia de mercado e uma economia de subsídios quando analisei a razão do total desinteresse: os principais actores da economia de mercado estão à procura de lacunas no mercado, de tendências futuras, das primeiras áreas de aplicação rentáveis para a nova tecnologia. Os grandes jogadores da economia de mercado são como Pelé, que vê o guarda-redes muito à frente e marca um golo a partir da linha de meio-campo, como Maradona, que, no pontapé de saída, se aproxima da equipa adversária como se houvesse idosos com andarilhos no campo. Na economia de mercado, seria necessário comparar Pelé e Maradona com Elon Musk e Wang Chuanfu (fundador da BYD). O adversário é a indústria dos combustíveis fósseis e está à procura de brechas onde possa atacar com sucesso. Elon Musk encontrou essa lacuna em 2012 com o carro de luxo Tesla S, Wang Chuanfu em 2010 com o carro elétrico BYD e6 e o autocarro elétrico K9. Por isso, não se trata de "Hurra, estamos a construir um carro elétrico", mas sim de "Que carro elétrico pode, pela primeira vez, ter lucro em relação à concorrência dos combustíveis fósseis?

  A economia dos subsídios


A economia dos subsídios é completamente diferente: O Estado quer subsidiar um projeto: "Hurra, encontrámos um ducado de burro!". Por exemplo, um Estado sonha que todos os navios e aviões sejam abastecidos por centrais eléctricas a metanol.

Falaram-me de centenas de quilómetros quadrados de instalações no deserto onde se pretende produzir metanol com energia solar para alimentar navios e aviões. Estudos sobre as primeiras centrais de produção de metanol comercialmente viáveis? Sem qualquer interesse, o burro quer visões gigantescas num futuro longínquo e nenhuma primeira aplicação rentável aqui e agora.

Qual é a diferença? Com estas centenas de quilómetros quadrados de visão, todo o custo deve ser imputado ao metanol produzido e depois há os custos de transporte até ao consumidor.

No entanto, estes aglomerados de carregamento rápido fora da rede são completamente diferentes: aqui, apenas se calcula o preço do sistema de conversão de energia em metanol em comparação com a compra de gasolina, gasóleo ou metanol, para poder manter o funcionamento com um gerador em dias de baixo rendimento. A energia fotovoltaica e a bateria estão lá de qualquer forma. Com a energia para metanol, apenas a eletricidade excedente, que de outra forma seria inutilizada, é utilizada. A 100 000 euros por 100 kW de metanol com um rendimento de 50%, seria uma grande alegria: 5 000 horas de carga total por ano × 20 anos × 100 kW × 50% de rendimento divididos por um preço de compra de 100 000 euros são apenas 2 cêntimos por kWh de fonte de energia química.

  O mercado mantém-se, os subsídios podem desaparecer


Tornar-se dependente de um burro ducati com visões grandiosas e irrealistas é altamente arriscado. O governo pode alterar e cancelar este projeto: uma aterragem de emergência. Os subsídios são por vezes necessários, mas a questão mais importante é sempre: em quantos anos pode o produto sobreviver no mercado livre? Quando as tarifas de alimentação foram radicalmente reduzidas na Alemanha em 2013, a indústria fotovoltaica estava apenas a alguns anos de uma ampla rentabilidade no mercado livre, mas apenas em conjunto com baterias para refinar a energia de vibração em energia de pico. Já em 2012, havia claros vales solares no mercado à vista com preços abaixo de 1 cêntimo/kWh ao meio-dia. Quando o preço do mercado à vista desce significativamente ao meio-dia, chamei-lhe primeiro um mergulho solar, depois um vale solar e, mais tarde, até um desfiladeiro solar: Há as montanhas altas com 20 cêntimos/kWh de manhã e à noite e, no meio, este desfiladeiro profundo e íngreme com -20 cêntimos/kWh.

Em 2022, o governo Scholz aumentou significativamente as tarifas de alimentação para a eletricidade fotovoltaica na Alemanha. Estamos a assistir à catástrofe atual: cada vez mais dias com preços negativos no mercado à vista. Na Alemanha, a diferença entre o preço do mercado à vista e a tarifa de alimentação EEG é paga pelo contribuinte através da sobretaxa EEG. O que acontecerá ao sector solar alemão se, em breve, deixar de haver tarifas de alimentação?

Este sector existe com o conforto dos subsídios estatais: Se o cliente recebe tantos cêntimos de tarifas de alimentação, então podemos vender o sistema por esse preço. Falei com algumas empresas de energia solar, algumas das quais se tornaram acionistas, a maioria disse: "O que é que este louco está a dizer sobre o mercado livre? Não precisamos dele, temos o EEG", alguns odiavam-me como a peste.

Qualquer pensamento sobre a esperança de vida limitada de um burro ducado foi suprimido: os burros vivem entre 27 e 40 anos. Os primeiros grandes subsídios para sistemas fotovoltaicos foram introduzidos em 1990, pelo que é evidente que a vida do burro pode terminar a qualquer momento. Apesar de todos os avisos: A indústria solar está agora a enfrentar outra catástrofe depois de 2013.

  A casa de nova geração GEMINI foi concebida para o mercado aberto


O objetivo já era claro em 2019: gerar lucros no mercado à vista, convertendo a energia solar em eletricidade de pico através de baterias. Rendimento energético em vez de despesas energéticas como uma revolução no financiamento da habitação: se a diferença entre as despesas energéticas numa casa convencional e o rendimento energético do mercado à vista numa casa da próxima geração GEMINI for de 600 euros por mês, este pode ser utilizado para pagar um empréstimo à habitação de 150 000 euros.

  Salzburgo é muito soalheira



O granizo de Salzburgo contra a estação das chuvas em Katmandu: Salzburgo é uma cidade muito soalheira

  MIA - Missão Inovação Áustria




Apresentaremos um cartaz na reunião anual central para a transição energética nas e das regiões 7 a 9 de outubro de 2025 | forumKloster, Gleisdorf.

  Pesquisa de imóveis para projectos


Tenho em ImmobilienScout24.at procurou imóveis de 350 m² ou mais. Há 25 entradas em cada página de resultados. Analisei as primeiras 19 páginas e encontrei 55 terrenos adequados. Os critérios de seleção foram a adequação para construção residencial e menos de 200 euros por metro quadrado. Alguns dos terrenos tinham até 6.500 metros quadrados e eram adequados para 10 casas. Apenas um se situava no Estado federado de Salzburgo e nenhum no Tirol ou em Vorarlberg. Portanto, quase só na Alta Áustria, Baixa Áustria, Burgenland, Estíria e Caríntia.

As casas variam de 56 m², adequadas para um casal de reformados, a 118 m² para uma família numerosa. De 2 a 4 quartos, 56 m² a 97 m². Com 4 a 6 quartos, há 89 m² a 118 m².

As próprias casas têm entre 33 kW e 55 kW de energia fotovoltaica.

Se o protótipo puder ser financiado rapidamente agora, será possível compensar o enorme atraso causado pelo problema dos lagartos raros: Protótipo no final de 2025, produção em série a partir do outono de 2026.

Um exemplo simples de cálculo: Quanto vale uma ação se o valor de uma empresa de 300 milhões for dividido em 150.000 acções?

  A mentalidade das emissões líquidas nulas


Emissões líquidas nulas significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para um nível que a natureza possa supostamente absorver durante muito tempo. Para os ricos, isto significa Manter a pobreza, causar pobreza, para que os ricos tenham direitos de emissão suficientes. Ver a arquiteta e a sua opinião de que os africanos não precisam de estradas.

  A mentalidade de limpeza do planeta


A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer. Só um milhão de km² de áreas de colonização com otimização energética deverá contribuir com 150 000 TWh para a eletricidade necessária à prosperidade global e à restauração do planeta.

  GEMINI A próxima geração AG provará o contrário


Não se trata de saber se as acções valerão 100 ou 1000 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo?

Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável.

Por um lado, é preciso demonstrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser, em vez disso, uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil.

É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2025 comparada com 2005, extrapolada para 2045, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas.

Um novo acionista disse: "Eu com o meu investimento muito modesto", mas 400 euros vezes 1 000 euros são também 400 000 euros para todos os investimentos até à criação do protótipo.

Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos acionistas tornaram-se acionistas graças a este programa de recompensas.

Aqui estão os pormenores.

  Acções GEMINI: altura de comprar - marcos históricos


A situação mudou radicalmente desde que esta empresa visitou a Eslováquia. O volume de investimento necessário foi reduzido em cerca de 90%. O tempo até ao produto comercializável foi reduzido em cerca de um ano. A redução de 90% do volume de investimento também deixa cada acionista com um número significativamente maior de acções.

O preço das acções é agora elevado em direção aos nossos objectivos em cada marco. Estes marcos podem ocorrer em todos os domínios: Financeiro, novos acionistas, novas oportunidades para atrair novos acionistas. Contratos para construir o protótipo, mais casas e conjuntos habitacionais. Cooperações para a realização. Compra, chegada e teste de componentes técnicos importantes.
          Economia de mercado vs. economia subsidiada: Os burros vivem entre 27 e 40 anos. Os primeiros grandes subsídios para sistemas fotovoltaicos foram introduzidos em 1990, pelo que é evidente que o burro para o subsídio fotovoltaico pode morrer em qualquer https://2025.pege.org/08-31/portugese.htm