A Hungria planeia produzir 300 GWh de baterias até 2030Vejamos a política económica da Hungria do ponto de vista de "um húngaro é alguém que entra por trás de nós numa porta giratória e sai à nossa frente".
Penso que Viktor Orbán é, sem qualquer dúvida, um louco verde. Vejamos a política económica da Hungria do ponto de vista de "um húngaro é alguém que entra por trás de nós numa porta giratória e sai à nossa frente".
![]() O que é uma produção anual de 300 GWh de baterias? Para 100% de novos registos de carros eléctricos na Alemanha, seriam necessários 3 milhões de carros novos multiplicados por 60 kWh. Isto representa apenas 180 GWh de baterias por ano. Depois, acrescentamos as visões mais loucas do futuro da GEMINI next Generation AG: toda a construção residencial na Alemanha apenas com áreas residenciais optimizadas em termos energéticos: 600.000 novas casas por ano com uma média de 80 kW de pico fotovoltaico e 200 kWh de bateria. 600.000 vezes 200 kWh são 120 GWh de baterias. Agora temos uma visão do futuro com 300 GWh de baterias necessárias anualmente para os 83 milhões de habitantes da Alemanha. Apenas esta capacidade de produção está planeada para os 9,5 milhões de habitantes da Hungria.
Como é tão comum nas novas indústrias emergentes: com reduções de preços. A primeira nova indústria emergente foi a indústria petrolífera, de 1859 a 1893, onde o preço caiu constantemente. Henry Ford reduziu radicalmente o preço dos automóveis novos de 80 000 dólares, corrigidos pela inflação, para 5 000 dólares para o seu Ford T. As televisões, os computadores e a energia fotovoltaica são outros exemplos de reduções de preços em novas indústrias emergentes.
A fundação da Tesla em 2003 foi uma aposta na descida dos preços das baterias. Começaram onde o preço era o fator menos importante: com o Tesla Roadster. O primeiro Tesla S, em 2012, tinha uma bateria de 85 kWh. Em 2003, uma bateria de lítio de kWh custava cerca de 2000 euros. Com os preços das baterias de 2003, uma bateria de 170 000 euros não poderia sequer ser colocada na classe de luxo. Como muitos desenvolvimentos no sector automóvel, esta inovação começou no topo da escala de preços.
![]() Cientistas montam pequenas células fotovoltaicas no primeiro satélite americano Vanguard em 1958 Tudo começou com pequenos nichos de mercado: em 1954, a energia fotovoltaica era ainda pouco económica, mesmo para estações repetidoras de telefone sem ligação à rede eléctrica. Em 1958, o primeiro satélite americano Vanguard tinha pequenas células fotovoltaicas. Em 1990, a produção mundial atingiu finalmente 50 MW, a um preço de 7 euros por watt-pico. Este valor aumentou para 600 GW em 2024. 12 000 vezes mais produção em 34 anos é um crescimento anual de 32%. A redução do preço para 12 cêntimos por watt-pico representa uma inflação de -11,2%. 12.000 vezes mais produção é 13,55 duplicações. O preço caiu 26% por cada duplicação do mercado global. As pilhas recarregáveis seguem um percurso muito semelhante.
Uma transição de rendibilidade ocorre quando existem dois produtos concorrentes e um produto se torna mais barato do que o outro. Por volta de 1910, a transição de rendibilidade foi do cavalo para o automóvel no sector dos transportes. Antes disso, um carro era apenas algo para os ricos, hoje um cavalo é apenas algo para os ricos como equipamento de desporto e passatempo. Porque é que a primeira casa GEMINI estava virada para o sol e a nova tem um telhado este-oeste? Em 2010, houve uma transição na rentabilidade: a energia fotovoltaica tornou-se tão mais barata que um mecanismo rotativo para maximizar a produção de eletricidade por kW de pico deixou de valer a pena.
Onde estão as baterias na rede eléctrica? Berlim Ocidental era uma rede insular até à reunificação. Em 1986, Berlim Ocidental tinha 14,4 MWh de baterias de chumbo-ácido para estabilizar a rede. 14,4 MWh divididos por 1.879.225 habitantes são 7,7 Wh por habitante. Os smartphones actuais têm o dobro da bateria. Trata-se, portanto, de um pequeno nicho de mercado. Com a descida dos preços das baterias, cada vez mais aplicações se tornaram viáveis. Em primeiro lugar, o armazenamento de energia solar auto-gerada para consumo próprio durante a noite. O próximo grande passo é armazenar energia solar auto-gerada para venda no mercado à vista. Isto teria sido antieconómico com os preços das baterias em 2015. Queremos transformar isto numa revolução no financiamento da habitação: rendimento energético em vez de despesa energética. Há muitas outras revoluções associadas a esta:
O que é que acontece se um jovem casal não tiver dinheiro suficiente para uma habitação adequada para crianças? Não terá filhos. É assim que uma crise de habitação se transforma diretamente numa crise de população. Um vídeo com números dramáticos A construção de habitações suficientes e uma transição energética funcional não podem ser alcançadas por meios convencionais. Os políticos têm a opção de continuar a fazer promessas eleitorais que sabem muito bem que não podem ser cumpridas ou de inventar novos métodos. Uma parte importante da implementação das casas da próxima geração GEMINI e das áreas residenciais optimizadas em termos energéticos são as baterias baratas suficientes. Graças à Hungria, este problema foi resolvido para a Europa Central - Victor Orbán está a torná-lo possível! Isto torna o projeto de próxima geração GEMINI escalável para 100% de novas construções residenciais e para a transição energética com 48 GW de expansão fotovoltaica anual na Alemanha apenas em áreas residenciais com otimização energética.
Tenho em ImmobilienScout24.at procurou imóveis de 350 m² ou mais. Há 25 entradas em cada página de resultados. Analisei as primeiras 19 páginas e encontrei 55 terrenos adequados. Os critérios de seleção foram a adequação para construção residencial e menos de 200 euros por metro quadrado. Alguns dos terrenos tinham até 6.500 metros quadrados e eram adequados para 10 casas. Apenas um se situava no Estado federado de Salzburgo e nenhum no Tirol ou em Vorarlberg. Portanto, quase só na Alta Áustria, Baixa Áustria, Burgenland, Estíria e Caríntia. As casas variam de 56 m², adequadas para um casal de reformados, a 118 m² para uma família numerosa. De 2 a 4 quartos, 56 m² a 97 m². Com 4 a 6 quartos, há 89 m² a 118 m². As próprias casas têm entre 33 kW e 55 kW de energia fotovoltaica. Se o protótipo puder ser financiado rapidamente agora, será possível compensar o enorme atraso causado pelo problema dos lagartos raros: Protótipo no final de 2025, produção em série a partir do outono de 2026. Um exemplo simples de cálculo: Quanto vale uma ação se o valor de uma empresa de 300 milhões for dividido em 150.000 acções?
Emissões líquidas nulas significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para um nível que a natureza possa supostamente absorver durante muito tempo. Para os ricos, isto significa Manter a pobreza, causar pobreza, para que os ricos tenham direitos de emissão suficientes. Ver a arquiteta e a sua opinião de que os africanos não precisam de estradas.
A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer. Só um milhão de km² de áreas de colonização com otimização energética deverá contribuir com 150 000 TWh para a eletricidade necessária à prosperidade global e à restauração do planeta.
Não se trata de saber se as acções valerão 100 ou 1000 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo? Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável. Por um lado, é preciso mostrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil. É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2025 comparada com 2005, extrapolada para 2045, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas. Um novo acionista disse "eu com o meu investimento muito modesto", mas 400 euros vezes 1000 euros são também 400 000 euros para todos os investimentos até à criação do protótipo. Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos acionistas tornaram-se acionistas graças a este programa de recompensas. Aqui estão os pormenores.
A situação mudou radicalmente desde que esta empresa visitou a Eslováquia. O volume de investimento necessário foi reduzido em cerca de 90%. O tempo até ao produto comercializável foi reduzido em cerca de um ano. A redução de 90% do volume de investimento também deixa cada acionista com um número significativamente maior de acções. O preço das acções é agora elevado em direção aos nossos objectivos em cada marco. Estes marcos podem ocorrer em todos os domínios: Financeiro, novos acionistas, novas oportunidades para atrair novos acionistas. Contratos para construir o protótipo, mais casas e conjuntos habitacionais. Cooperações para a realização. Compra, chegada e teste de componentes técnicos importantes. |