Indústria de elevada intensidade energética: localização e preços da eletricidade

As pessoas sonham com a produção de aço verde a partir do hidrogénio, e desejaram-no numa altura em que não existiam todos os pré-requisitos para tal.








  ArcelorMittal: não há produção de aço verde


A ArcelorMittal rejeitou a reconversão de duas siderurgias, apesar dos 1,3 mil milhões de euros de subsídios prometidos. Tratava-se de uma proposta que só podia ser rejeitada.

Se ao menos conseguissem fazer as contas! Mas os ideólogos e os dogmáticos não o conseguem fazer. Pelo contrário, os ideólogos e os dogmáticos vêem a matemática, a ciência e a economia como os seus piores inimigos. No espírito da cultura do cancelamento, não querem ouvir falar disso.

As pessoas sonham com a produção de aço verde a partir do hidrogénio, e querem-no numa altura em que faltam todas as condições para tal. Há certamente muitas horas com preços de eletricidade negativos no verão. Esta é uma excelente forma de poupar dinheiro se tiver um carro elétrico e o carregar de forma optimizada nas horas em que o preço da eletricidade é negativo. Se carregar 2.400 kWh em casa durante 15.000 km por ano, pode escolher as 220 horas com os preços de eletricidade mais favoráveis para o carregamento habitual com uma corrente trifásica de 16 A, ou seja, 11 kW.

Uma grande instalação de eletrólise com 500 horas de funcionamento por ano é económica? Os custos de investimento devem ser divididos pelas horas de funcionamento. Se o número de horas de funcionamento for reduzido, os custos serão muito elevados.

Preços negativos da eletricidade significam eletricidade muito limpa proveniente do sol e do vento. Noutros momentos, a eletrólise do hidrogénio para a produção de aço produz mais emissões de CO2 do que o processo convencional com coque. É claro que também se pode produzir hidrogénio a partir do gás natural, 9,5 kg de CO2 por kg de hidrogénio.

  Hora errada, sítio errado


É claro que um dia faremos tudo com energia solar. A produção global está a aumentar constantemente e os módulos já são incrivelmente baratos hoje em dia. As baterias necessárias para a equalização dia/noite também estão a tornar-se rapidamente mais baratas.

A fundação da Tesla em 2003 foi uma aposta na descida dos preços das baterias. Em 2003, uma bateria de lítio de kWh ainda custava 2 000 euros: A primeira versão do Model S tinha uma bateria de 85 kWh. Com o preço da bateria em 2003, nem sequer seria possível colocá-la num automóvel de luxo. Atualmente, estamos a cerca de 100 euros por kWh.

A fundação da GEMINI next Generation AG foi uma aposta na queda dos preços das baterias: Explorar as flutuações diárias no mercado à vista para tornar a casa acessível aos 90% mais ricos da população. As ofertas existentes para a bateria da casa já tornam isto possível.

Tirar a casa do canto sujo do desperdício de energia e torná-la a base de uma transição energética funcional e com custos optimizados.

Deste ponto de vista, o meu primeiro projeto Central solar habitávelGEMINI foi claramente o momento errado: quando comecei, no outono de 1991, a energia fotovoltaica era cerca de 50 vezes mais cara do que é hoje.

Há locais lógicos para a indústria pesada. Quando o carvão era a única fonte de energia disponível no início da primeira revolução industrial, a indústria pesada desenvolveu-se em locais onde havia carvão de alta qualidade. Veja-se o caso dos estados federados orientais da Alemanha: não havia indústria pesada porque só existia carvão castanho de baixa qualidade.

Se quisermos que tudo funcione com energia solar, não é apenas o rendimento solar no local que conta, mas também o esforço necessário para a compensação verão/inverno. Atualmente, o único método realista para equilibrar o verão e o inverno é a conversão de energia em metano, metanol ou hidrogénio. As eficiências numa cadeia devem ser todas multiplicadas. Infelizmente, após todas estas multiplicações, o resultado é apenas 30%. Embora a Siemens anuncie que a última central de ciclo combinado planeada atingirá 64% de eficiência, como é habitual, refere-se ao poder calorífico e não ao valor calorífico.

A Alemanha situa-se a 47° a 55° de latitude norte, pelo que a compensação verão/inverno é um esforço considerável. Não é um problema para viver ou conduzir, mas é um grande problema para abastecer uma indústria intensiva em energia e orientada para a exportação. 36 cêntimos/kWh não é um grande problema para viver ou conduzir, mas 18 cêntimos/kWh é um problema que ameaça a existência de uma indústria de energia intensiva.

O esforço e a perda de equalização verão/inverno podem agravar a desvantagem da localização em relação a um país muito soalheiro de 1:2 a 1:4.

Tomemos três exemplos de indústrias de elevada intensidade energética: alumínio, aço e cimento. Com o elevado valor do alumínio, mesmo pequenas diferenças no preço da eletricidade podem compensar os custos de transporte ao longo de muitos milhares de quilómetros. A situação é bastante diferente no caso do cimento e do aço. Dada a evolução esperada dos preços, o aço produzido para o mercado interno pode competir com o aço do Norte de África. Mas a exportação de aço não será tão fácil.

  A disputa sobre o vento


Até há pouco tempo, os adeptos da energia eólica consideravam este facto uma mentira e completamente irrelevante. Aqui está uma citação da IA do Google:

Um conflito entre os Países Baixos e a Bélgica centra-se na utilização da energia eólica. Os Países Baixos acusam a Bélgica de utilizar parques eólicos offshore no seu próprio país para influenciar o vento de tal forma que a eficiência das turbinas eólicas neerlandesas é prejudicada. Fala-se de "roubo de vento", uma vez que o vento perde energia mesmo antes de chegar à costa neerlandesa, reduzindo assim a produção dos parques eólicos neerlandeses.

  Conclusão


Com a evolução esperada dos preços, é possível, no futuro, uma indústria de aço verde para abastecer o mercado interno, mas esta representa apenas um terço da indústria siderúrgica alemã. Todo esse dinheiro para o hidrogénio teria sido melhor investido em baterias. Em 2025, quase todos os dias de sol nos meses de verão terão horas com preços de eletricidade negativos. Para 16 GW por ano de expansão fotovoltaica, seriam necessários 40 GWh de baterias. Em toda a Alemanha, só existem 38 GWh de centrais eléctricas com armazenamento por bombagem. Os actuais 101 GW de energia fotovoltaica necessitariam de 253 GWh de capacidade de armazenamento para o equilíbrio dia/noite.

  A mentalidade das emissões líquidas nulas


Emissões líquidas nulas significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para um nível que a natureza possa supostamente absorver durante muito tempo. Para os ricos, isto significa Manter a pobreza, causar pobreza, para que os ricos tenham direitos de emissão suficientes. Ver a arquiteta e a sua opinião de que os africanos não precisam de estradas.

  A mentalidade de limpeza do planeta


A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer. Só um milhão de km² de áreas de colonização com otimização energética deverá contribuir com 150 000 TWh para a eletricidade necessária à prosperidade global e à restauração do planeta.

  GEMINI A próxima geração AG provará o contrário


Não se trata de saber se as acções valerão 100 ou 1000 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo?

Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável.

Por um lado, é preciso demonstrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser, em vez disso, uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil.

É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2025 comparada com 2005, extrapolada para 2045, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas.

Um novo acionista disse "eu com o meu investimento muito modesto", mas 400 euros vezes 1000 euros são também 400 000 euros para todos os investimentos até à criação do protótipo.

Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos acionistas tornaram-se acionistas graças a este programa de recompensas.

Aqui estão os pormenores.

  Acções GEMINI: altura de comprar - marcos históricos


A situação mudou radicalmente desde que esta empresa visitou a Eslováquia. O volume de investimento necessário foi reduzido em cerca de 90%. O tempo até ao produto comercializável foi reduzido em cerca de um ano. A redução de 90% do volume de investimento também deixa cada acionista com um número significativamente maior de acções.

O preço das acções é agora elevado em direção aos nossos objectivos em cada marco. Estes marcos podem ocorrer em todos os domínios: Financeiro, novos acionistas, novas oportunidades para atrair novos acionistas. Contratos para construir o protótipo, mais casas e conjuntos habitacionais. Cooperações para a realização. Compra, chegada e teste de componentes técnicos importantes.
          Indústria de elevada intensidade energética: localização e preços da eletricidade: As pessoas sonham com a produção de aço verde a partir do hidrogénio, e desejaram-no numa altura em que não existiam todos os pré-requisitos para tal. https://2025.pege.org/06-22/portugese.htm