Planear com o Grok a IA de XToda a inteligência artificial é inútil se houver uma pessoa sem noção do outro lado: Grok é capaz de apresentar páginas e páginas de cálculos falsos como sabedoria.Para as minhas newsletters e projectos, é necessário ter e adquirir muitos conhecimentos. Como é que isso funciona? Uma grande empresa ou organização tem muitos dos seus próprios departamentos e pode contratar consultores externos. É aí que começa o problema. Mas o que fazer se tivermos de resolver tudo sozinhos? Em 2021, deparei-me com o problema "Como é que eu comunico com o meu sistema de ventilação?". Tinha uma lista de comandos, mas o que é que tenho de introduzir no computador portátil para que esse comando seja transmitido ao sistema de ventilação através do adaptador USB para RS485? Finalmente, alguém num fórum de automação industrial respondeu à minha pergunta. No dia seguinte, desloquei-me a Roller Deinlein, onde se encontrava o meu sistema de ventilação, introduzi os comandos e funcionou.
Após a visita a Banská Bystrica, ficou claro: se um protótipo deve ser instalado a partir de novembro de 2025, não há tempo para desenvolver o aquecimento de parede de superfície total com água. Por isso, mudou-se para o ar, tal como foi referido na newsletter de 2 de março. No Ubakus, pode definir facilmente um nível de aquecimento e introduzir uma temperatura para o nível de aquecimento. Não precisa de se preocupar muito com isto no caso da água. Mas a transferência de calor do ar para as superfícies é um problema completamente diferente. Então, como é que se calcula a temperatura do ar necessária? Especialmente depois de ter ouvido falar de experiências no início dos anos 90 em que a temperatura do ar no sistema era quase 10° superior à temperatura interior. Após uma pesquisa infrutífera sobre o cálculo de permutadores de calor água-ar, perguntei ao Grok. Foi possível desenvolver um cenário em que a temperatura do ar no sistema de aquecimento era efetivamente tão elevada. Infelizmente, o Grok tinha-se esquecido de tudo no sábado e eu tive de descrever todo o cenário novamente. Porquê os testes a -50° C? Um acionista da GEMINI next Generation AG tem uma grande propriedade em Prince George. Lá pode chegar a -50° C. Há alguns anos, pensei que isso era 1950 e olhei para os dados meteorológicos de janeiro: 2 semanas sem uma única hora mais quente do que -25° C e desceu para -44° C. A propósito, o Príncipe George fica na mesma latitude que Hamburgo e dá uma impressão drástica de como seria a Europa sem a Corrente do Golfo. Aliás, toda esta inteligência artificial não serve de nada se houver uma pessoa sem noção do outro lado: a Grok é capaz de apresentar páginas e páginas de cálculos incorrectos como a última palavra em sabedoria.
Não se registaram diferenças significativas nos cálculos relativos ao aquecimento e à refrigeração. No entanto, o preço do respetivo sistema de aquecimento não foi calculado. Por exemplo, um método normal de construção é um teto de betão com isolamento acústico de impacto no topo e betonilha no topo. Se considerarmos isto como um dado adquirido, então apenas calculamos os custos adicionais para a colocação dos tubos para o aquecimento por piso radiante. Em teoria, o aquecimento por piso radiante também é adequado para arrefecer no verão, mas um chão frio é visto como desagradável. Há mesmo relatos de cãibras quando se pergunta num fórum. No norte, o sistema concorre com o aquecimento por piso radiante e, no sul, com sistemas de ar condicionado baratos, com correntes de ar insalubres e com um enorme consumo de energia. As alterações climáticas estão a empurrar a fronteira do ar condicionado para norte. A filosofia de conceção é simples: seja em Prince George a -50° C ou no Vale da Morte a 50° C, o sistema deve ser barato e oferecer o melhor conforto.
CORP existe desde 1996. CORP significa Centro de Excelência para o Planeamento Urbano e o Desenvolvimento Regional. Todos os anos se realiza uma conferência do CORP, caso contrário 2025 não seria a 30ª conferência. A conferência CORP deste ano realizar-se-á em Graz, de 14 a 16 de abril. Aqui está o programa da conferência. Na página 5, na coluna central, em baixo, encontra-se a minha apresentação. É na segunda-feira, 14 de abril, das 16:00 às 17:30 no Auditório 4. Como há 4 palestras nesta coluna, penso que a minha palestra será às 17:00. Energy Optimised Settlements — Enabler for Necessary Civilization Targets É o título da minha contribuição.
Se o velho Bundestag, que foi votado para sair do poder, aprovar realmente esta alteração constitucional, então a grande discussão política sobre a otimização dos custos da transição energética tem de começar imediatamente. Sem uma otimização drástica dos custos, esta alteração à Lei Fundamental seria o fim da Alemanha como local de implantação industrial. A minha apresentação na conferência do CORP também poderia ser interpretada como "Como salvar a Alemanha como uma localização industrial". Se os políticos estiverem seriamente interessados no bem-estar dos cidadãos, então os meus conceitos para uma transição energética funcional e com custos optimizados não podem continuar a ser ignorados.
Emissões líquidas nulas significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para um nível que a natureza possa supostamente absorver durante muito tempo. Para os ricos, isto significa Manter a pobreza, causar pobreza, para que os ricos tenham direitos de emissão suficientes. Ver a arquiteta e a sua opinião de que os africanos não precisam de estradas.
A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer. Só um milhão de km² de áreas de colonização com otimização energética deverá contribuir com 150 000 TWh para a eletricidade necessária à prosperidade global e à restauração do planeta.
Não se trata de saber se as acções valerão 10 ou 100 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo? Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável. Por um lado, é preciso demonstrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser, em vez disso, uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil. É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2025 comparada com 2005, extrapolada para 2045, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas. Um novo acionista disse: "Estou a fazer um investimento muito modesto", mas 4.000 euros vezes 1.000 euros são também 4 milhões de euros para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão global. Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos acionistas tornaram-se acionistas graças a este programa de recompensas. Aqui estão os pormenores.
A situação mudou radicalmente desde que esta empresa visitou a Eslováquia. O volume de investimento necessário foi reduzido em cerca de 90%. O tempo até ao produto comercializável foi reduzido em cerca de um ano. A redução de 90% do volume de investimento também deixa cada acionista com um número significativamente maior de acções. |