Dia de África da Câmara Federal de Economia da ÁustriaUma grande rede de eletricidade e grandes centrais eléctricas centralizadas só são necessárias em zonas com uma diferença considerável entre o verão e o inverno. Supérfluo perto do equador.Em 28 de janeiro, a Câmara Económica Federal Austríaca (WKO) organizou o Dia de África. Após vários contactos neste evento, aqui está um resumo de todas as conclusões:
Há três razões para este facto:
No caso da energia fotovoltaica e do armazenamento de eletricidade em baterias, a eficiência só é inferior para pequenos aparelhos com menos de 1 kW. Tal como acontece com o abandono da linha telefónica fixa, o abandono da rede eléctrica representa uma poupança considerável. Resta apenas uma razão para dimensionar as redes: interligar centrais eléctricas suficientes para abastecer os grandes consumidores. Por exemplo, o parque habitacional dos trabalhadores que abastece a fábrica. Uma grande rede de eletricidade e grandes centrais eléctricas centralizadas só são necessárias em zonas com uma diferença considerável entre o verão e o inverno. Extremamente supérfluas perto do equador.
Viajei 3.500 km nas últimas duas semanas. A maior parte em auto-estradas, de forma rápida e segura. Se eu quiser adicionar uma paragem de carregamento no sistema de navegação por satélite, aparece uma longa lista de estações de carregamento num raio de 20 km. Em grande parte de África, só há estradas de terra batida. Postos de carregamento? Para tornar a mobilidade mais rápida e mais barata, é necessário muito betão para a construção de estradas e muitas estações de carregamento rápido que funcionem com energia solar barata em vez do dispendioso petróleo.
Eis um exemplo de um aglomerado de carga rápida de média dimensão, constituído por 16 casas GEMINI de nova geração, 2 MW de energia fotovoltaica, 6 MWh de baterias de sódio, 6 MWh de baterias ferro-ar e um gerador de 300 kW para dias muito nublados. A simulação com os dados solares de Kampala, no Quénia, de 2005 a 2020, mostrou que Com esta conceção, 99% dos 6 MWh de consumo diário são produzidos com energia fotovoltaica; o gerador só tem de ser ligado em dias muito nublados para produzir 1% da eletricidade. Um consumo diário de 6 MWh significa carregar 100 carros com 40 kWh e 10 camiões de grande porte com 200 kWh. Para além da venda de eletricidade, os residentes poderiam também viver da restauração e da venda dos seus próprios produtos agrícolas. Se isto não for suficiente, podem ser acrescentadas as deslocações pendulares e o trabalho a partir de casa. É importante que estes aglomerados sejam auto-sustentáveis, com vendas de eletricidade a 20 cêntimos/kWh, o que representa uma redução para metade dos custos de energia para a mobilidade, em comparação com o gasóleo de 1,20 euros por litro.
A indústria do cimento é muito intensiva em termos energéticos. Um exemplo drástico: há um cartaz na central hidroelétrica de Urstein, no Salzach: 120 GWh de produção anual, fornecemos eletricidade limpa a 35.000 famílias. Perto fica a LEUBE, uma fábrica de cimento com uma produção anual de 500.000 toneladas. Se esta fábrica de cimento fosse convertida para a produção puramente eléctrica de cimento, necessitaria de cerca de 350 GWh/a de eletricidade. Nesse caso, o cartaz teria de dizer: Fornecemos 90 empregos na indústria de energia intensiva. É uma diferença dramática entre 35 000 agregados familiares e 90 postos de trabalho na indústria de energia intensiva. Em África, uma área de povoamento de 3 km² com otimização energética poderia abastecer de eletricidade uma fábrica de cimento deste tipo. 3 km², 4.800 casas, 360 MW de energia fotovoltaica. Tudo o que pode ser feito em teoria é claro. É apenas uma questão de o tornar acessível com efeitos de sinergia e otimização de custos. O efeito de sinergia consiste em combinar produção de eletricidade e habitação no mesmo espaço.
Se as pessoas fossem tão produtivas a 33°C como são a 23°C, as empresas não gastariam certamente tanto dinheiro em ar condicionado nos escritórios. Um elemento-chave do sucesso de Singapura foi o ar condicionado. Como é que se consegue um ar condicionado barato? Eletricidade barata e isolamento térmico. Estudos de preços mostraram que o isolamento térmico é significativamente mais caro em África do que na Europa. Na Europa, é transportado da fábrica para o consumidor por estradas bem desenvolvidas, mas como é em África? Por navio até um porto e depois por estrada até ao consumidor? Para além das fábricas de cimento movidas exclusivamente a eletricidade, as fábricas de lã mineral movidas exclusivamente a eletricidade são, por conseguinte, outro elemento-chave da ascensão de África.
Eu estava à espera de alguns milhares de manifestantes. No dia anterior foi o Dia de África na WKO em Viena, por isso levei a minha filha Johanna comigo de Viena para Munique. Onde mais se pode encontrar milhares de empresários numa manifestação? Pelo menos era essa a teoria. De acordo com a minha contagem e com a contagem da polícia, havia 100 participantes no treino. Cerca de metade eram empregados de uma única empresa de Chiemgau, que se deslocavam de autocarro. Algo que nunca tinha experimentado numa manifestação: fui imediatamente proibido de distribuir panfletos. 100 participantes numa cidade com mais de um milhão de habitantes, na Baviera, que tem metade da população de toda a Áustria? A comunidade empresarial mostrou-se extremamente desinteressada e desorganizada. No entanto, a campanha foi um sucesso porque fui entrevistado por um verdadeiro jornalista. Aqui a entrevista. A qualidade do som foi afetada por ventos fortes. Este vento forte foi até visível na previsão de energia do meu Tesla Y: 52% da bateria para a viagem até Munique, mas apenas 40% para a viagem de regresso devido a um forte vento de cauda.
Emissões líquidas nulas significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para um nível que a natureza possa supostamente absorver durante muito tempo. Para os ricos, isto significa Manter a pobreza, causar pobreza, para que os ricos tenham direitos de emissão suficientes. Ver a arquiteta e a sua opinião de que os africanos não precisam de estradas.
A limpeza do planeta até 350 ppm de CO2 significa cerca de 47 000 TWh de eletricidade para filtrar 1 ppm de CO2 da atmosfera e reciclá-lo em carbono e oxigénio. Quem é que pode pagar isso? Só uma raça humana rica, com 10 mil milhões de pessoas em prosperidade, o pode fazer. Só um milhão de km² de áreas de colonização com otimização energética deverá contribuir com 150 000 TWh para a eletricidade necessária à prosperidade global e à restauração do planeta.
Não se trata de saber se as acções valerão 10 ou 100 vezes mais daqui a 20 anos ou se valerão apenas alguns cêntimos. O que está em causa é o futuro de todos nós. Haverá um grande confronto entre o eco-fascismo e os fósseis de ontem, ou será possível ultrapassar as profundas divisões na sociedade e inspirar os apoiantes de ambos os lados para um novo grande objetivo? Prosperidade global e limpeza do planeta em vez de salvar Renúncia restrita e catástrofe climática ou pico do petróleo e um pouco mais de catástrofe climática. Ambos os lados devem estar convencidos de que não têm uma solução minimamente viável. Por um lado, é preciso demonstrar que as emissões líquidas nulas são um objetivo completamente inadequado e que o objetivo deve ser, em vez disso, uma limpeza do planeta até 350 ppm de CO2. Por outro lado, há que demonstrar que a energia solar permite um nível de vida mais elevado do que a energia fóssil. É uma questão de sobrevivência! A situação social em 2024 comparada com 2004, extrapolada para 2044, é um mundo de horror! Se formos bem sucedidos e as suas acções valerem 100 vezes mais, isso é apenas um complemento a todas as outras conquistas. Um novo acionista disse: "Estou a fazer um investimento muito modesto", mas 4.000 euros vezes 1.000 euros são também 4 milhões de euros para todos os investimentos até à abertura da colónia em Unken como ponto de partida para a expansão global. Existe um programa de recompensas para recomendar a ação a outras pessoas. Dois dos novos acionistas tornaram-se acionistas graças a este programa de recompensas. Aqui estão os pormenores.
Os meus estudos sobre aglomerados populacionais de carregamento rápido fora da rede já resultaram num primeiro contacto e numa videoconferência com o CEO de uma grande empresa africana. As declarações mais importantes: "Faltam cerca de 2 milhões de casas" e "As fábricas de cimento alimentadas a energia solar são uma ideia nova e fascinante". Foram efectuadas negociações iniciais com duas plataformas de financiamento. Há várias oportunidades para um acontecimento que pode levar a um aumento do preço das acções. Ao preço atual das acções, 2 milhões de euros seriam 10.000 pacotes a 200 euros e 300.000 acções para o comprador. No entanto, se esses 2 milhões de euros valerem apenas 20% da AG, isso resultaria logicamente num salto muito significativo no preço das acções. |